top of page

Livros

Livro - A Menina da Coluna Torta, por Julia Barroso
Livro - A Mulher da Coluna Torta, por Julia Barroso
  • Foto do escritorJulia Barroso

A equipe multidisciplinar no tratamento da escoliose

Atualizado: 1 de nov. de 2023

Sabemos que a escoliose é uma condição que requer muitos cuidados e acompanhamento individualizado. Apesar de terem um certo padrão, as curvas têm vontade própria e se comportam como querem em cada pessoa. Por isso mesmo, uma abordagem colaborativa de uma equipe multidisciplinar no tratamento da escoliose é fundamental. O que eu quero dizer com isso? Quero dizer que um time competente de diferentes áreas da saúde cuidando de um paciente com a deformidade, de forma personalizada e eficaz, traz uma melhor qualidade de vida para o paciente e previne complicações. Fato!


Por que é tão importante uma equipe multidisciplinar no tratamento da escoliose?

No meu segundo livro, que lançarei no início de 2024, tem um depoimento do Dr. Paulo Cavali, ortopedista especialista em escoliose, sobre o cuidado que um time completo deve ter no tratamento da coluna torta. Ainda não vou contar para vocês o que ele falou rsrs, mas vou citar aqui alguns dos motivos pelo quais é importante ter essa equipe cuidando da escoliose.


Avaliação completa: a escoliose pode variar em gravidade, forma e causa. Uma equipe multidisciplinar composta por especialistas de diferentes áreas realiza de forma completa uma avaliação do paciente para determinar a extensão da curva, a causa e o melhor plano de tratamento.


Personalização do tratamento: cada paciente com escoliose é único e pode necessitar de uma abordagem de tratamento específica. A equipe multidisciplinar pode desenvolver um plano de tratamento personalizado, que leve em consideração a idade, o sexo, a gravidade da curva e outros fatores individuais.


Monitoramento contínuo: a escoliose requer acompanhamento ao longo do tempo para avaliar a progressão da curva e ajustar o tratamento conforme necessário. Uma equipe multidisciplinar realiza monitoramentos regulares e ajusta o plano de tratamento conforme a evolução da condição.


Variedade de abordagens terapêuticas: o tratamento da escoliose pode incluir fisioterapia, exercícios específicos, coletes ou, em casos graves, cirurgia. Esse time unido pode oferecer uma variedade de opções terapêuticas e ajudar o paciente na mais adequada.


Suporte psicológico e educacional: a escoliose pode afetar a saúde mental e a qualidade de vida dos pacientes, especialmente em casos de adolescentes. Uma equipe multidisciplinar pode incluir psicólogos, terapeutas ocupacionais e educadores para oferecer apoio emocional e educacional aos pacientes e suas famílias.


Prevenção de complicações: em casos graves da deformidade, a curva da coluna vertebral pode afetar órgãos internos e causar problemas respiratórios e cardíacos. A equipe multidisciplinar ajuda a prevenir ou tratar essas complicações, garantindo a saúde geral do paciente.


E quais são os profissionais envolvidos nesse time?

Isso vai variar de caso a caso e o objetivo é oferecer um tratamento abrangente que aborde todos os aspectos da condição, desde o tratamento médico até o suporte emocional e educacional. Normalmente estes são os especialistas envolvidos:


Ortopedistas: são os médicos especializados em doenças e condições do sistema musculoesquelético, incluindo a escoliose. Eles geralmente lideram a equipe de tratamento e podem avaliar a gravidade da curva da coluna vertebral, determinar a necessidade de intervenção cirúrgica e acompanhar o progresso do tratamento.


Cirurgiões ortopédicos: em casos graves de escoliose que não respondem ao tratamento conservador, a cirurgia pode ser necessária. Cirurgiões ortopédicos especializados em deformidades da coluna vertebral realizam os procedimentos cirúrgicos corretivos.


Fisioterapeutas: desempenham um papel crucial no tratamento conservador da escoliose. Eles desenvolvem programas de exercícios personalizados para fortalecer os músculos que suportam a coluna vertebral e melhorar a postura. Em muitos casos de sucesso pode-se notar, inclusive, uma redução da curva por meio da fisioterapia especializada em escoliose.


Psicólogos: esses profissionais podem ajudar os pacientes a lidar com o impacto emocional e psicológico da escoliose, especialmente em casos mais graves ou durante a adolescência, quando a condição pode afetar a autoestima.

Terapeutas ocupacionais: podem ajudar os pacientes a aprender a adaptar suas atividades diárias para minimizar o impacto da escoliose em suas vidas e a melhorar sua qualidade de vida.


Ortesista: esse é o profissional responsável por produzir e adaptar os coletes ortopédicos para o tratamneto conservador da escoliose. Eles trabalham em conjunto com médicos e outros membros da equipe de saúde para criar coletes sob medida que se ajustem às necessidades específicas de cada paciente com escoliose, auxiliando assim no tratamento da condição.


Enfermeiros: esses profissionais podem fornecer suporte contínuo aos pacientes e suas famílias, garantindo que eles compreendam o tratamento, saibam como lidar com a escoliose no dia a dia e tenham acesso a recursos necessários.


Radiologistas: os radiologistas realizam exames de imagem, como radiografias, tomografias computadorizadas ou ressonâncias magnéticas, para avaliar a curva da coluna.


equipe multidisciplinar no tratamento da escoliose
Dr. Cavali e Dr. Marcon abordando este assunto em palestra

39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Seção Saúde
Seção Superação
Seção lazer
Seção artigos
Seção crônicas

Arquivo

Destaques

Tags

bottom of page