top of page

Livros

Livro - A Menina da Coluna Torta, por Julia Barroso
Livro - A Mulher da Coluna Torta, por Julia Barroso
  • Foto do escritorJulia Barroso

Coluna torta, o que fazer?

Atualizado: 13 de set. de 2023

O que eu mais vejo acontecer - e já senti na pele também - é quando alguém descobre que tem escoliose, não saber o que pensar, como agir, qual o próximo passo, enfim, a gente cai em uma zona totalmente escura e sem fundo. Então, se você se pergunta "Tenho a coluna torta, o que fazer?", esse post é para você ou para os responsáveis que cuidam de você. Vem ler algumas dicas que preparei para clarear um pouco o caminho:


Coluna torta, o que fazer? Teste de Adams

  • Antes de tudo, é preciso entender se de fato você tem escoliose. O primeiro passo para isso é fazer algo bem básico e de graça: o Teste de Adams. Essa é a base para a identificação de algum desvio na coluna e é fundamental para a detecção precoce. Neste teste, a criança ou adolescente curva o tronco para frente com os pés e mãos unidos, sem dobrar os joelhos. Caso apareça algum desnível em uma das laterais da coluna, o que chamamos de giba - significa que há algo ali que precisa de atenção. Neste post eu mostro fotos e explico mais sobre como saber se você tem a coluna torta.

Procure um médico

  • Identificado o desnível, é hora de procurar um médico, de preferência bem rápido. Minha dica é que você vá direto a um médico especialista em escoliose e não perca tempo com ortopedistas que nem sequer entendem da deformidade. Esse é um ponto importante, porque vejo muitas pessoas peregrinando de médico em médico e isso só gera mais insegurança e angústia. Busque indicação nos grupos de escoliose nas redes sociais, pergunte para amigos, leia reviews no Google. Dica: um lugar que tem médicos especialistas, referências em escoliose, e que atende muitos planos de saúde, além de uma cota pelo SUS, é a AACD.

Faça exames e tire todas as dúvidas

  • Assim que encontrar o seu médico, converse com ele de forma totalmente aberta para saber quais são os próximos passos, que tipo de exames ele vai pedir, fale de seus medos e pergunte tudo que quiser saber sobre escoliose na consulta. Um bom profissional vai te explicar tudo e entender o seu momento de insegurança.

Entenda as opções de tratamento

  • Exames feitos, é hora de entender com seu médico as opções de tratamento. Ele vai avaliar se é hora de apenas observar a curva, se inicia exercícios e uso do colete ou se é caso para cirurgia. Tudo vai depender dos exames de imagem e avaliação clínica. Aproveite para tirar mais dúvidas.

Siga todas as recomendações e procure ajuda psicológica

  • Agora siga todas as recomendações médicas e dos profissionais que vão te ajudar nessa jornada da coluna torta. Caso você tenha que usar o colete ou fazer a cirurgia, inicie acompanhamento psicológico. Leia essa entrevista com a psicóloga Kátia Pacheco, que fiz aqui para o blog. Isso é muito importante!!! Eu não fiz terapia na época e a bomba estourou depois. Então, busque ajuda emocional!

Conte com os amigos

  • Por fim, porém não menos importante, durante o tratamento da escoliose, conte com o apoio dos amigos. Eles fazem toda diferença para alegrar nossos dias e nos salvar nos piores momentos. No post "A força da amizade" eu falo mais sobre isso.


Espero ter ajudado a clarear esse momento, que não á fácil!

coluna torta o que fazer
Vamos juntos nessa caminhada da escoliose?

Image designed by Freepik


105 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Seção Saúde
Seção Superação
Seção lazer
Seção artigos
Seção crônicas

Arquivo

Destaques

Tags

bottom of page