top of page

Livros

Livro - A Menina da Coluna Torta, por Julia Barroso
Livro - A Mulher da Coluna Torta, por Julia Barroso
  • Foto do escritorJulia Barroso

AACD: centro de referência em escoliose no Brasil

Essa semana fui convidada para visitar as instalações da sede da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente), que fica na capital de São Paulo. Recebida de forma extremamente acolhedora, fiquei encantada com o que vi por lá! Eu já tinha ideia do quanto a AACD é importante na área ortopédica, principalmente no tratamento de coluna (com um percentual de quase 37% das cirurgias), mas diante do tour que fiz, ficou ainda mais evidente a seriedade e comprometimento deles.


Inclusive ganharam diversos Prêmios para reconhecer o trabalho impressionante que fazem. como o QMentum, do Canadá, que orienta e monitora padrões de segurança do paciente e alta performance em atendimento, e o Planetree, dos EUA, que posiciona a AACD como referência em atendimento humanizado com cuidado centrado na pessoa.


AACD

Pensando especificamente na escoliose, a Associação é uma referência nacional e internacional no tratamento da deformidade, seja de forma conservadora ou cirúrgica. A atenção é tanta, que existe um Centro de Excelência só para a escoliose, que recebe investimento em tecnologia e equipe extremamente qualificada para dar assistência aos pacientes que precisam. Entre os profissionais estão médicos ortopedistas, fisioterapeutas, fisiatras, psicólogos, anestesistas e por aí vai. O mais legal é que tudo pode ser feito no mesmo local, o que facilita demais a vida dos pacientes e da equipe multidisciplinar. Então, desde as consultas, passando pelos exames de imagem, até a fabricação do colete ou cirurgia, são feitos na própria AACD.


Enquanto estava fazendo a minha visita, vi alguns pacientes de escoliose, mas uma me chamou mais atenção, pois estava de colete e passou por mim toda sorridente. Fico feliz quando vejo uma adolescente aceitando sua condição e seguindo em frente com um sorriso no rosto!


- Tratamento conservador da escoliose na AACD

Assim que um paciente desconfia que tem escoliose, ele passa em uma consulta com um médico especialista da Associação (que aliás, são todos grandes referências no tratamento da deformidade), faz o exame clínico e depois os de imagem para confirmar o diagnóstico. Caso o ortopedista responsável indique o tratamento conservador (não cirúrgico), o paciente será encaminhado para fisioterapia e um colete personalizado será fabricado para ele. Como escrevi acima, tudo é feito lá mesmo e a Oficina Ortopédica deles é imensa. Fiquei bem impressionada com o tamanho. Lá são feitas próteses, órteses, além dos coletes, que demoram por volta de 08 a 10 horas para ficarem prontos.


AACD
Oficina Ortopédica da AACD

Dei tanta sorte, que um colete estava sendo feito na hora que cheguei lá, vejam:


AACD

Depois que o colete está pronto, o médico faz a prova no paciente em uma área especial, feita só para esse tipo de procedimento. É tudo muito bem dividido e organizado. Só em 2022 foram mais de 55 mil produtos entregues pelas cinco Oficinas Ortopédicas da AACD. Esse número impressiona e demonstra a capacidade e competência da Associação.


- Tratamento cirúrgico da escoliose na AACD

Caso o médico responsável entenda que o tratamento do paciente deve ser por meio de cirurgia, inicia-se toda uma preparação para esse momento, incluindo acompanhamento psicológico, o que eu acho fundamental! Só em 2022,foram realizadas 514 cirurgias de escoliose no Hospital Ortopédico da AACD, que também fica no mesmo local da sede. Mais uma vez, fiquei encantada com as instalações. O Hospital tem quartos grandes e reformados, inclusive com tratamento por cromoterapia, os carrinhos são lúdicos para entreter as crianças e tudo é muito limpo e seguro. Vale ressaltar que este ano o Hospital Ortopédico da AACD ganhou uma expansão, depois de 2 anos de obras e aumentou sua capacidade de cirurgias em 40%, incluindo as de alta complexidade.


AACD
Quarto do Hospital Ortopédico
AACD
Tem até uma brinquedoteca para as crianças se distraírem

Depois de conhecer tudo, inclusive as duas piscinas para fisioterapia, que eu nunca imaginei que tivesse lá dentro, fui para a loja, que fica em uma das entradas e tem as vendas 100% revertidas para a AACD, uma organização sem fins lucrativos. Muito bacana ver a solidariedade de grandes marcas como a Riachuelo, doando roupas novas para serem vendidas por um preço bem em conta e assim ajudar na arrecadação da verba necessária para manter tudo isso que vocês estão vendo.


AACD
Bazar com roupas novas e usadas, além de acessórios

- E como eu faço para ser atendido pela AACD?

A Associação atende pessoas de várias regiões do Brasil em oito Unidades localizadas nos estados de Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo. O atendimento pode ser via SUS, convênio ou particular. Abaixo eu explico melhor como fazer em cada caso:


Via SUS

O primeiro passo é ir até uma unidade de saúde mais próxima da sua casa com o cartão SUS, documento de identidade, CPF e comprovante de residência em mãos. Depois disso, uma avaliação médica será feita para verificar se o caso deve ser encaminhado para a AACD. Uma vez que aconteça o encaminhamento, você entra em uma fila de espera do SUS, regulada pela Secretária de Saúde e aguarda o contato para agendar a consulta pelo órgão responsável de cada região.


Via Convênio e Particular

Em ambos os casos, você irá chegar na AACD e passar por avaliação médica para identificar se o caso pode ser tratado pela Instituição.


Verifique aqui se o seu plano de saúde tem convênio com a AACD.


É importante resaltar, que o Hospital Ortopédico fica localizado somente na Unidade Central do Ibirapuera, em São Paulo. As outras unidades contam com Centros de Reabilitação e/ou Oficinas Ortopédicas.


Gostaram de saber mais sobre esse esse lugar tão importante no tratamento da escoliose? Qualquer dúvida, estou por aqui! É só comentar!


184 visualizações6 comentários

Posts recentes

Ver tudo
Seção Saúde
Seção Superação
Seção lazer
Seção artigos
Seção crônicas

Arquivo

Destaques

Tags

bottom of page