top of page

Livros

Livro - A Menina da Coluna Torta, por Julia Barroso
Livro - A Mulher da Coluna Torta, por Julia Barroso
  • Foto do escritorJulia Barroso

Atividade física para a coluna por Rosângela Monteiro

Atualizado: 21 de set. de 2023

Vocês sabem que eu adoro trazer convidados especiais aqui no blog para falar um pouco para nós sobre assuntos específicos, né? Hoje é dia de recebermos a Rosângela Monteiro, que vai nos explicar mais sobre atividade física para coluna e o que devemos ou não fazer. Ah, e qualquer dúvida que tenham, ela está à disposição para ajudar a responder, então deixem seus comentários no post!


1- Quais são os principais exercícios indicados para quem tem dor na coluna?


Primeiro, vamos listar as principais causas de dores nas costas:


*Má postura

*Movimentos errados

*Falta de fortalecimento da região

*Sedentarismo


Sempre com a ajuda de um profissional capacitado, atividades como musculação, pilates e alongamentos, contribuem para o fortalecimento e sustentação de todo o tronco, incluindo a coluna vertebral. Entre os principais grupos musculares a serem trabalhados estão: as regiões torácica posterior, lombar e abdominal. O fortalecimento dos músculos das pernas também pode ser um aliado neste processo.


atividade física para a coluna
A professora de educação física, Rosângela Monteiro

2 - Atividade física para a coluna: e em caso de dor na região cervical, o que podemos fazer?

Exercícios de alongamento ajudam a recuperar a flexibilidade. Outro tratamento também é a massagem, que pode ajudar a aliviar os pontos de dor. Caso esteja com um grau de inflamação muito forte, pode ser recomendado o uso de medicamentos e colar cervical para imobilizar a região.


3- Que regiões do corpo devem ser mais fortalecidas para os pacientes de escoliose?


Os pacientes de escoliose devem alongar o lado onde os músculos estão encurtados e fortalecer o lado onde os músculos estão alongados. Deve-se tomar cuidado com as modalidades que causam maior impacto na coluna ou que exigem mais esforço. As regiões do abdômen, lombar e escápulas devem ser bem fortalecidas no dia a dia para ajudar a sustentar a escoliose.


4- Uma dúvida que recebo, frequentemente, é se a musculação atrapalha ou ajuda quem tem algum tipo de problema na coluna, como hérnia de disco ou deformidades em geral. Diante da experiência que você tem como educadora física, qual a sua opinião sobre isso?


A musculação não é contraindicada quando orientada por um profissional especializado. Na verdade, é ao contrário, a musculação pode até ajudar em uma melhora, retardando a evolução da patologia. Importante não fazer exercícios por conta própria ou ignorar as recomendações médicas, pois isso pode colocar sua saúde em risco.

5- Treinar todo dia é prejudicial ou benéfico para o corpo?


Os exercícios físicos atuam no corpo como um sistema para manter a saúde, o bem-estar e as funcionalidades do organismo. Manter a frequência deles aumenta a longevidade muscular e diminui significativamente os problemas de lesões e dores, além de contribuir para otimizar os resultados. Então, treinar todos os dias é benéfico, contanto que você siga as orientações de treino e do médico, caso tenha alguma condição que precise de acompanhamento.


6 - É verdade que um abdômen fortalecido ajuda a controlar dores na coluna?


Sim. O abdômen forte ajuda a diminuir o estresse da coluna lombar.


7 - Alguma dica especial que as pessoas deveriam saber e não é muito comentado por aí?


Apenas que comecem o quanto antes, porque além de melhorar a aptidão física, o exercício regular também pode melhorar a capacidade cognitiva e reduzir os níveis de ansiedade e estresse em geral. As atividades físicas ajudam a melhorar a autoestima, a imagem corporal, a cognição e a função social de pacientes em risco de saúde mental. Praticar atividade só traz benefícios.

68 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Seção Saúde
Seção Superação
Seção lazer
Seção artigos
Seção crônicas

Arquivo

Destaques

Tags

bottom of page