top of page
  • Foto do escritorJulia Barroso

Atividade física para a coluna por Rosângela Monteiro

Atualizado: 21 de set.

Vocês sabem que eu adoro trazer convidados especiais aqui no blog para falar um pouco para nós sobre assuntos específicos, né? Hoje é dia de recebermos a Rosângela Monteiro, que vai nos explicar mais sobre atividade física para coluna e o que devemos ou não fazer. Ah, e qualquer dúvida que tenham, ela está à disposição para ajudar a responder, então deixem seus comentários no post!


1- Quais são os principais exercícios indicados para quem tem dor na coluna?


Primeiro, vamos listar as principais causas de dores nas costas:


*Má postura

*Movimentos errados

*Falta de fortalecimento da região

*Sedentarismo


Sempre com a ajuda de um profissional capacitado, atividades como musculação, pilates e alongamentos, contribuem para o fortalecimento e sustentação de todo o tronco, incluindo a coluna vertebral. Entre os principais grupos musculares a serem trabalhados estão: as regiões torácica posterior, lombar e abdominal. O fortalecimento dos músculos das pernas também pode ser um aliado neste processo.


atividade física para a coluna
A professora de educação física, Rosângela Monteiro

2 - Atividade física para a coluna: e em caso de dor na região cervical, o que podemos fazer?

Exercícios de alongamento ajudam a recuperar a flexibilidade. Outro tratamento também é a massagem, que pode ajudar a aliviar os pontos de dor. Caso esteja com um grau de inflamação muito forte, pode ser recomendado o uso de medicamentos e colar cervical para imobilizar a região.


3- Que regiões do corpo devem ser mais fortalecidas para os pacientes de escoliose?


Os pacientes de escoliose devem alongar o lado onde os músculos estão encurtados e fortalecer o lado onde os músculos estão alongados. Deve-se tomar cuidado com as modalidades que causam maior impacto na coluna ou que exigem mais esforço. As regiões do abdômen, lombar e escápulas devem ser bem fortalecidas no dia a dia para ajudar a sustentar a escoliose.


4- Uma dúvida que recebo, frequentemente, é se a musculação atrapalha ou ajuda quem tem algum tipo de problema na coluna, como hérnia de disco ou deformidades em geral. Diante da experiência que você tem como educadora física, qual a sua opinião sobre isso?


A musculação não é contraindicada quando orientada por um profissional especializado. Na verdade, é ao contrário, a musculação pode até ajudar em uma melhora, retardando a evolução da patologia. Importante não fazer exercícios por conta própria ou ignorar as recomendações médicas, pois isso pode colocar sua saúde em risco.

5- Treinar todo dia é prejudicial ou benéfico para o corpo?


Os exercícios físicos atuam no corpo como um sistema para manter a saúde, o bem-estar e as funcionalidades do organismo. Manter a frequência deles aumenta a longevidade muscular e diminui significativamente os problemas de lesões e dores, além de contribuir para otimizar os resultados. Então, treinar todos os dias é benéfico, contanto que você siga as orientações de treino e do médico, caso tenha alguma condição que precise de acompanhamento.


6 - É verdade que um abdômen fortalecido ajuda a controlar dores na coluna?


Sim. O abdômen forte ajuda a diminuir o estresse da coluna lombar.


7 - Alguma dica especial que as pessoas deveriam saber e não é muito comentado por aí?


Apenas que comecem o quanto antes, porque além de melhorar a aptidão física, o exercício regular também pode melhorar a capacidade cognitiva e reduzir os níveis de ansiedade e estresse em geral. As atividades físicas ajudam a melhorar a autoestima, a imagem corporal, a cognição e a função social de pacientes em risco de saúde mental. Praticar atividade só traz benefícios.

55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Arquivo

Categorias

Destaques

Tags

Livro

Livro - A Menina da Coluna Torta, por Julia Barroso
bottom of page