top of page

Livros

Livro - A Menina da Coluna Torta, por Julia Barroso
Livro - A Mulher da Coluna Torta, por Julia Barroso
  • Foto do escritorJulia Barroso

Cirurgia de escoliose: precisamos zerar os graus?

Muito se teme a cirurgia de escoliose, afinal é de fato um tratamento bem invasivo e complexo. Só eu sei o quanto eu sofri com tanta dor no pós-operatório. Mas quando os outros recursos para a correção da escoliose se esgotam e a única alternativa é operar, que sigamos em frente com coragem, confiança, resiliência e força, né, pessoal? No final tudo dá certo :)


Assim que sabemos que temos que fazer a cirurgia de escoliose, por mais que bata aquele medo, também ficamos animados com o fato de que, finalmente, nossa coluna vai ficar reta.


Mas quão reta?

Essa é uma pergunta de milhões, que normalmente só pode ser respondida depois que foi feita a cirurgia. Isso porque existe um limite de até onde o cirurgião pode movimentar as vertebras, já que a medula está ali pertinho. Com base na orientação do neurologista da equipe, que sempre acompanha toda a operação, o médico vai definindo o ponto certo que a "nova coluna" vai ficar. O resultado vai depender de cada caso. Eu, por exemplo, saí de 60 graus para 28 graus, pós-cirurgia. Isso no ano 2000.


Eu quero que a minha coluna fique totalmente zerada, sem grau nenhum depois da cirurgia de escoliose, é possível?

Sim, é possível, principalmente porque de alguns anos para cá houve uma mudança tecnológica muito grande. Temos materiais mais eficazes e cirurgias mais seguras, com um melhor monitoramento da medula. Então, dependendo do caso, pode-se zerar, sim. Porém, quando fiz essa pergunta a um médico referência em escoliose, durante um encontro da área, ele me respondeu de forma muito sensata e fez o seguinte questionamento: mas será que é preciso zerar? Uma pessoa com alguns graus de escoliose vive muito bem com isso, assim como uma pessoa com grau zero. É preciso medir os riscos e benefícios desta situação. Nem sempre chegar a zero é o melhor para aquele paciente. Talvez, ter alguns graus e não arriscar tanto a medula seja mais indicado, afinal a qualidade de vida desta pessoa será a mesma.


Eu concordo com ele. Hoje tenho 28 graus e uma vida sem nenhum tipo de limitação. Faço exatamente tudo que eu quero e gosto.


E você, já operou? Como ficou depois disso? Me conta!


Cirurgia de escoliose
Minha coluna depois da cirurgia



61 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 commentaire


Invité
27 sept. 2023

Julia, sua cirurgia foi perfeita, vc está muito linda, ereta, perfeita Graças a Deus. Espetacular, isso é bom as pessoas saberem né

J'aime
Seção Saúde
Seção Superação
Seção lazer
Seção artigos
Seção crônicas

Arquivo

Destaques

Tags

bottom of page