top of page

Livros

Livro - A Menina da Coluna Torta, por Julia Barroso
Livro - A Mulher da Coluna Torta, por Julia Barroso
  • Foto do escritorJulia Barroso

Coisas que não devem ser ditas para quem tem escoliose

Muitas pessoas que têm escoliose já ouviram comentários que não gostaram. Eu ouvi! E ainda acontece, por incrível que pareça....


Pensando nisso, resolvi fazer um post com dicas do que evitar falar por quem convive ou conhece alguém com a deformidade.


Bora lá?


“Você está exagerando, não é tão ruim assim": Minimizar a experiência da pessoa com escoliose é desrespeitoso e desconsidera sua realidade. Cada pessoa vive a condição de forma diferente e suas experiências devem ser validadas. É legítimo quando nós que temos escoliose dizemos que nos sentimos tortos e não gostamos do que vemos no espelho. Isso deve ser considerado pelos outros. Acolha e tente entender melhor os sentimentos de quem tem escoliose, afinal não é uma condição fácil de lidar.


"Sua coluna é estranha" ou "Sua postura é feia": Comentários negativos sobre a aparência física da pessoa podem ser extremamente prejudiciais para sua autoestima.


“Não precisa usar o colete tanto tempo assim”: É normal que a família ou amigos queiram tirar de perto o sofrimento de quem usa colete, mas incentivar o contrário do que os médicos recomendam é contraproducente, uma vez que isso vai atrasar ou prejudicar o tratamento. Entenda a dor, faça o acolhimento, mas sempre seguindo as orientações da equipe de saúde.

 

"Você deveria se esforçar mais para corrigir isso": Muitas vezes, as pessoas com escoliose já estão fazendo o possível para gerenciar sua condição, seja por meio de colete ortopédico, fisioterapia com exercícios específicos ou mesmo cirurgia. Pressioná-las a fazer mais pode ser insensível e desconsiderar os desafios que estão enfrentando.

 

"Já tentou RPG?": Sugerir tratamentos não solicitados pode ser invasivo e frustrante para a pessoa com escoliose, que provavelmente já está recebendo conselhos médicos profissionais e seguindo o tratamento recomendado.

 

“Cuidado com a cirurgia, ela é muito perigosa”: Muitos pacientes de escoliose não têm saída, a não ser a cirurgia. E quando este é o caso, conseguir operar é uma grande vitória para muitas pessoas. Não jogue o seu medo em cima de quem está com a energia positiva e confiante. Ao contrário disso, incentive e diga que vai dar tudo certo.


escoliose

Em vez dessas frases, é melhor oferecer apoio, ouvir atentamente as experiências de quem tem escoliose e perguntar como você pode ajudar, se necessário. A empatia e a compreensão são essenciais ao lidar com qualquer pessoa que tenha uma condição médica.

91 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


Seção Saúde
Seção Superação
Seção lazer
Seção artigos
Seção crônicas

Arquivo

Destaques

Tags

bottom of page