Sabemos que a escoliose é silenciosa e chega sem avisar, principalmente em crianças e adolescentes, causando muitas vezes uma grande deformidade que nem nos damos conta de como começou. Por causa disso, é fundamental que pais, responsáveis e professores da escola fiquem de olho em uma possível coluna torta nos pequenos e seus principais sintomas. Esse acompanhamento visual é de extrema importância para detectar a escoliose de forma precoce e, assim, iniciar o tratamento mais indicado quando ainda há tempo de resolver. Um ótimo recurso fácil, rápído e gratuito é o Teste de Adams, que pode ser feito em casa mesmo. Vale conferir esse post com as principais orientações.
E quais são os principais sintomas da coluna torta?
A cintura pode parecer desigual: nesse caso, quando a criança ou adolescente é visto de frente ou de costas, existe uma desigualdade entre os dois lados da cintura, o que pode ser um forte indício de escoliose.
Desnível em uma das laterias da coluna: a forma mais fácil de identificar este desnível é por meio do Teste de Adams, a base para a identificação da escoliose. Nele, a criança ou adolescente curva o tronco para frente com os pés e mãos unidos, sem dobrar os joelhos, como nestas minhas fotos abaixo. Caso apareça algum desnível em uma das laterais da coluna, procure um especialista em escoliose na mesma hora. O ideal é fazer esse teste anualmente.
Ombros assimétricos: este também é um indício de que a escoliose está chegando, afinal os ombros desinevalados mostram que uma possível curva na coluna está presente.
Um lado da caixa torácica pode parecer menor que a outra: quanto o tronco da criança ou adolescente fica mais curto de um lado, é sinal de escoliose também. Sempre importante olhar com atenção para este tórax, que dá sinais claros de que as curvas estão por ali.
Como vocês podem ver pelas imagens, a escoliose pode ficar bem visível se olharmos com cuidado e atenção. Por isso, a qualquer um desses sinais, é fundamental que se faça uma avaliação médica para identificar e diagnosticar a deformidade.
Quem achou útil, levanta a mão!!!
Muito importante essa conscientização, não custa nada ficar atento , perfeito Julia