top of page

Livros

Livro - A Menina da Coluna Torta, por Julia Barroso
Livro - A Mulher da Coluna Torta, por Julia Barroso
  • Foto do escritorJulia Barroso

O apoio da família na jornada da cirurgia de escoliose

Atualizado: 16 de out. de 2023

Oi, galera!!! Voltei de férias hoje e já estou aqui para continuarmos a falar da escoliose. Passou rapidinho, né? Eu estava morrendo de saudade de vocês!!!!


Há alguns dias, fiz um post com algumas perguntas e respostas sobre a temida cirurgia de escoliose. Sabemos que encarar essa situação não é moleza, mas vamos lembrar de uma coisa: ninguém é super-herói e precisamos de um time para nos apoiar! Por isso, hoje, vamos falar um pouco sobre a importância do apoio familiar durante a jornada da cirurgia de escoliose para crianças e adolescentes.


Bora descobrir como a família pode ser o nosso maior suporte?


1. Comunicação aberta e acolhedora

A primeira regra do "time da família" é a comunicação, minha gente! É essencial criar um ambiente em que todos possam falar abertamente sobre os medos, preocupações e expectativas relacionadas à cirurgia. Troquem ideias, escutem uns aos outros e ofereçam apoio emocional. Quando a gente se sente ouvido e compreendido, fica mais tranquilo encarar qualquer desafio! Na minha casa sempre tivemos diálogo aberto e isso me ajudou muito durante o auge da minha escoliose.


2. Participação nas consultas médicas

É importante que a família esteja junto nas consultas médicas! Anotem as perguntas, tirem dúvidas e entendam todo o processo da cirurgia. Não tenham medo de pedir explicações claras e detalhadas ao médico. Aliás, busquem um médico que tenha bastante tato e muita empatia, assim a família toda se sentirá mais acolhida. E, ó, incentivem as crianças e adolescentes a também fazerem suas próprias perguntas. Todo mundo tem o direito de estar bem informado!


3. Apoio pré e pós-operatório

A família é essencial no apoio pré e pós-operatório! Antes da cirurgia, ajudem a criança ou adolescente a se preparar física e emocionalmente. Durante a recuperação, ofereçam ajuda com as atividades diárias, acompanhem os medicamentos e mostrem muito amor e paciência. Afinal, todos sabemos que um abraço de pessoas da família tem poderes mágicos de cura! Eu recebi muito carinho, tanto antes de operar, quanto durante (no Hospital) e também depois. Minha família esteve perto de mim o tempo todinho, carregando aquela dor junto comigo e me apoiando a cada minuto. Tem até a história da minha avó me dando Nescau no canudinho, quando eu ainda não podia levantar da cama no pós-cirúrgico. Carinho assim não tem preço, gente!


4. Incentivo e celebração das conquistas

Aqui vai um segredo: a cirurgia de escoliose é uma jornada de muitos desafios, mas também de muitas conquistas. A família tem um papel fundamental em incentivar e celebrar cada passo dado, por menor que seja. Mostrem orgulho pelas conquistas, por mais simples que pareçam, e apoiem a criança ou adolescente em seus objetivos de recuperação. Acreditem, essas pequenas vitórias vão construir uma confiança inabalável! No meu caso, comemoramos tudo mesmo: a primeira vez que levantei, que andei, que começou a diminuir as terríveis dores nas costelas e assim por diante. Unidos e positivos, somos muito mais fortes.


Nessa jornada da cirurgia de escoliose, a família é o nosso "super-time". Com comunicação, participação ativa, apoio e celebração, podemos enfrentar qualquer desafio. Lembre-se de que todos na família também precisam de cuidado e apoio durante esse processo. Juntos, vamos fortalecer os laços familiares e construir memórias de superação, que ficarão para sempre em nossos corações.


Espero que essas dicas tenham mostrado a importância do apoio familiar no caminho da cirurgia de escoliose. E não se esqueçam de conferir outros posts aqui do nosso cantinho, tem muita coisa legal!


cirurgia de escoliose
Meus primos e eu na época da escoliose. Sempre estiveram ao meu lado!

49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Seção Saúde
Seção Superação
Seção lazer
Seção artigos
Seção crônicas

Arquivo

Destaques

Tags

bottom of page