top of page

Livros

Livro - A Menina da Coluna Torta, por Julia Barroso
Livro - A Mulher da Coluna Torta, por Julia Barroso
  • Foto do escritorJulia Barroso

O sucesso de um tratamento com colete para escoliose

Atualizado: 9 de jan.

Hoje vamos de história de sucesso com colete para escoliose!!! Como eu adoro receber notícias desses casos, onde um tratamento proposto dá certo, principalmente por conta do comprometimento da paciente. Aliás, tudo que lutamos com a conscientização da escoliose é para que consigamos cada vez mais uma detecção precoce e, assim, seguir um tratamento conservador da escoliose: aquele que é realizado sem cirurgia.


Isabela Melo é mais uma menina da coluna torta, que descobriu a escoliose aos 11 anos e há 5 anos trata seu desvio com fisioterapia e colete. Com 55 graus de curva na lombar esquerda e 41 graus de curva na torácica direita, segundo os médicos de Isabela, ela não teria outra solução a não ser a cirurgia e isso a abalou muito.


"No começo foi bem difícil ter que passar pela possibilidade de fazer cirurgia por conta dos graus da minha escoliose serem relativamente altos demais", me contou a Isa, recentemente.


Mas o universo é muito bom e coloca os pais certos para nos amparar e cuidar da gente nessa vida. Na certeza que podiam ter outros caminhos antes da cirurgia, seus pais, buscaram informação e ajuda. Chegaram então a uma fisioterapeuta, especialista em escoliose, a Dr. Patricia Italo Mentges do Instituto de Escoliose. Na mesma hora, Isabela iniciou tratamento conservador com fisioterapia pelo método Schoroth ISST e uso do colete 3D para escoliose. "Isso mudou toda a minha visão sobre a minha curva, comecei a fazer os exercícios propostos pela Patrícia e, de fato, ajudaram muito". Já o uso do colete foi mais difícil, assim como é para todas nós, não temos como negar isso. Porém, com muita maturidade e esperança, Isabela foi em frente. "A parte mais complicada foi lidar com o incômodo, dor e insegurança, até meu corpo e mente se acostumarem com o colete, mas eu sabia que usar o colete e fazer os exercícios da fisioterapia só me ajudariam a viver uma vida saudável no futuro e agora eu lido muito bem com tudo isso".


Tanta força de vontade rendeu ótimos resultados no tratamento da escoliose de Isabela. Dois anos depois de iniciar com a Dra. Patrícia, ela teve uma redução para 34 graus na curva lombar e 32 graus na torácica. Isso é motivo de muita comemoração e indica um tratamento extremamente bem sucedido! Mais dois anos se passaram e agora, em 2022, seu último resultado medido por meio de técnica EOS, mostra 29 graus na lombar e 25 na torácica. Ela ainda está em tratamento, mas muito feliz com todos os resultados, no alto de seus 16 anos de idade.


Sobre o apoio da família, Isabela me contou que foi "totalmente importante! Ter a minha família e amigos dando suporte num momento que foi tão duro para mim foi uma das coisas que me fez sentir melhor sobre tudo que estava acontecendo durante o tratamento".


Isa ainda deixou um recadinho para todos que passam e ainda vão passar pelo o mesmo que ela. "Não posso mentir dizendo que não vai ser difícil, pois será. Vai ser preciso muita persistência e disciplina, porém os resultados são recompensadores! Algo que me motivou a continuar foi pensar como eu gostaria que minha coluna estivesse no futuro".

Parabéns Isabela, seus pais e toda equipe que a acompanha!!!! Histórias assim são muito inspiradoras e espero que possamos trocar cada vez mais aqui no mundo das colunas tortas!


Quer descobrir mais histórias de vida inspiradoras? Confira todos os depoimentos que publicamos aqui no nosso blog.


tratamento com colete para escoliose

90 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 comentarios


Invitado
04 ago 2023

Muito bom

Me gusta
Julia Barroso
Julia Barroso
04 ago 2023
Contestando a

Essas histórias nos inspiram!!!

Me gusta
Seção Saúde
Seção Superação
Seção lazer
Seção artigos
Seção crônicas

Arquivo

Destaques

Tags

bottom of page