top of page

Livros

Livro - A Menina da Coluna Torta, por Julia Barroso
Livro - A Mulher da Coluna Torta, por Julia Barroso
  • Foto do escritorJulia Barroso

Quatro aplicativos para gerenciar a escoliose em casa

Atualizado: 8 de jan.

Vamos falar de tecnologia e como ela pode ajudar quem tem a coluna torta? Sabemos que o dia a dia de quem tem a deformidade não é fácil, afinal são muitas coisas para administrar: colete, fisioterapia, consultas médicas, atividade física, terapia, entre outras tarefas. Além disso, há sempre a preocupação se os graus das curvas estão aumentando ou diminuindo ao longo do tratamento. Pensando nisso tudo, gênios da tecnologia resolveram nos ajudar! Então, hoje eu trago para vocês quatro dicas de aplicativos para gerenciar a escoliose em casa, disponíveis para download nos celulares.


BraceTrack

Criado em 2019 por duas americanas gêmeas, diagnosticadas com escoliose aos 12 anos de idade, este aplicativo auxilia os pacientes a gerenciarem as horas diárias usadas do colete ortopédico. Como elas mesmas tinham dificuldade com isso, pesquisaram mais sobre o assunto e tiveram a ideia de desenvolver um aplicativo para ajudar outras pessoas também. Disponível no Brasil tanto para iOS quanto para Android, o app possui várias funções, como monitorar o tempo do uso do colete por dia, monitorar quantas horas acumuladas o paciente ainda tem, registrar o histórico do uso da órtese e desenvolver relatórios com dados armazenados pelo aplicativo para enviar a médicos ou parentes. Como é gratuito, vale muito a pena para quem usa colete e precisa de uma forma mais fácil de gerenciar o dia a dia com a escoliose.


Scoliometer

Desenvolvido pelo quiroprático especialista em escoliose Kevin Lau, esse aplicativo é uma ferramenta que ajuda médicos, profissionais da saúde e todos que desejam gerenciar a escoliose de casa, de forma simples e rápida. Com ele, é possível medir os graus da curvatura de forma digital, fazendo a posição do Teste de Adams. Para entender como fazer esse teste caseiro, leia o post que eu fiz sobre o assunto: “Teste de Adams para escoliose: fácil e rápido”. O Scoliometer está disponível para download na App Store e Google Play, porém não é gratuito.


ScolioTrack

Também criado por Kevin Lau, o aplicativo ScolioTrack não é muito diferente do Scoliometer, afinal ele também mede o grau da escoliose. Disponível também na App Store e Google Play, o ScolioTrack também controla a altura, peso e salva fotografias das costas do paciente, beneficiando os jovens em crescimento.  


ScolioScreen

O ScolioScreen pode ser acessado de forma gratuita, por qualquer navegador de internet. A ideia desta página é promover a conscientização da escoliose e a importância da detecção precoce. Então, por meio de perguntas ao usuário, associadas a ilustrações, faz-se uma triagem do risco daquela pessoa ter escoliose ou não. Por fim, aparece o resultado com orientação para procurar um médico o quanto antes, caso haja algum risco de escoliose. Achei bem interessante!


E aí, gostaram? Quem já usou ou vai usar alguns desses apps, deixe um comentário aqui!


aplicativos para gerenciar a escoliose

126 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Guest
Jan 04

Que maravilha, adorei!!!!

Like
Seção Saúde
Seção Superação
Seção lazer
Seção artigos
Seção crônicas

Arquivo

Destaques

Tags

bottom of page