top of page

Livros

Livro - A Menina da Coluna Torta, por Julia Barroso
Livro - A Mulher da Coluna Torta, por Julia Barroso
  • Foto do escritorJulia Barroso

Tratamento conservador com a Escoliose Brasil

Atualizado: 15 de fev.

Tenho acompanhado de perto o trabalho feito pela clínica Escoliose Brasil, fundada pelo fisioterapeuta e professor Rodrigo Andrade, um profissional que se especializou na deformidade por meio de formações ao redor do mundo, com base em evidências científicas. Vejo por lá muitos casos de sucesso com o foco deles, que é o tratamento conservador, aquele realizado sem cirurgia e, sim, com o uso do colete ortopédico e fisioterapia especializada. Como eu sempre digo, quanto mais pudermos evitar a cirurgia de escoliose, melhor. E em muitas situações (na maioria) isso é bem possível.


Depois de viajar para Itália, Honk Kong, Colômbia e EUA, Rodrigo trouxe para o Brasil o método de tratamento para escoliose S4D, que segue as regras da Sociedade Internacional do Tratamento da Escoliose (SOSORT) e tem sua eficácia comprovada em mais de 90% dos pacientes. Bastante coisa, né pessoal? Com exercícios específicos de fisioterapia, combinados com o uso do colete S4D, também produzido pela Escoliose Brasil, mais de 2.200 pacientes no Brasil e no mundo já foram impactados e tratados pela clínica.


Acho legal mostrar na prática! Então, hoje eu trago aqui para vocês um dos recentes casos de sucesso de uma menina de 14 anos, que trata sua escoliose lombar com eles.


escoliose brasil
Evolução do tratamento com S4D

Essa paciente é da cidade de Colatina - Espírito Santo - e iniciou os exercícios específicos diários de fisioterapia e o uso do colete há 2 anos e meio, na clínica Escoliose Brasil. Quando iniciou o tratamento estava com 13 graus de curva na torácica e 36 na lombar, com Risser 3.


O que é sinal de Risser?

Explicando de forma simples, é um medidor muito importante para os profissionais da saúde que tratam a escoliose, que identifica a maturidade esquelética da crista ilíaca. A escala vai de 0 a 5, sendo que quanto mais perto do 0 menos madura está a ossificação e, portanto, mais chance de progressão ainda tem a curva.


Voltando ao caso, fato é que depois deste período com tratamento S4D, onde ela fez exercícios diários de 30 minutos e usou o colete 23 horas por dia, a paciente apresentou uma importante redução na curva lombar. Hoje, ela continua com 13 graus na torácica e diminuiu para 17 graus a curva da região lombar. Isso é uma grande vitória, uma vez que o tratamento conservador tem como objetivo principal estagnar as curvas. Quando há redução, o caso é de muito sucesso. Importante ressaltar o comprometimento do paciente, que deve levar os exercícios muito a sério, assim como o uso do colete. Isso faz toda a diferença no resultado. Foco que dá, gente!


escoliose brasil
Raio-x que mostra a evolução deste caso

Viram como fazer o tratamento certinho, com bons profissionais especializados, temos resultados importantes?


Para entrarem em contato com a Escoliose Brasil é só clicar aqui. Eles têm sede em diversas cidades do Brasil e também fazem tele atendimento.

85 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Seção Saúde
Seção Superação
Seção lazer
Seção artigos
Seção crônicas

Arquivo

Destaques

Tags

bottom of page