top of page

Livros

Livro - A Menina da Coluna Torta, por Julia Barroso
Livro - A Mulher da Coluna Torta, por Julia Barroso
  • Foto do escritorJulia Barroso

Tratando Escoliose para Pais e Filhos

Atualizado: 15 de jan.

No último sábado, participei de um encontro online, promovido pela Associação Brasileira de Tratamento da Escoliose (ABTE), voltado para pacientes de escoliose e seus pais. Gostei muito do nome do evento "Tratando Escoliose para Pais e Filhos", que já diz exatamente para que veio.


Logo no início já chorei com o depoimento de uma mãe, que abriu o encontro falando de como ela e sua filha encararam juntas o diagnóstico da escoliose e como tem sido o caminho até aqui. Mais uma menina da coluna torta, né gente? Neste mesmo painel, tive a honra de ser citada em voz alta pela Thayna Giovana, uma menina linda que tem escoliose congênita e que me agradeceu por ter a ajudado com o meu primeiro livro, quando ela mais precisou. Ela viu que eu estava online e fez essa homenagem para mim. O mais legal é que ela também escreveu dois livros sobre sua história com a escoliose: "Para guardar do lado direito do peito" e "A vida com alguns parafusos a mais".


Tratando Escoliose para Pais e Filhos
Thayna e seus livros!

O evento trouxe ótimas palestras nacionais e internacionais, inclusive com tradução simultânea, de médicos, psicólogos e fisioterapeutas. Entre os nomes estavam, Dra. Maria Cândida Luzo, Dr. Olavo Letaif, Dr. Alex Araujo e Dra. Patricia Baracat. Com temas como "O desafio de incorporar o tratamento conservador da escoliose na rotina do adolescente", "Enxergando além do ângulo de Cobb na escoliose" e "Riscos e benefícios do tratamento da escoliose neuromuscular", o encontro trouxe muita informação interessante e trocas entre os participantes, que podiam fazer suas perguntas ao palestrantes ao final de cada palestra.


Tratando Escoliose para Pais e Filhos
Os palestrantes respondendo dúvidas

Notei, que muito se falou sobre a importância de não olharmos somente para o ângulo de Cobb no tratamento da escoliose. Esse é apenas mais um dos indicadores, mas não pode ser o principal. É preciso avaliar diversos fatores clínicos ao longo do tratamento e não ficarmos obcecados com o grau da curva. Outro assunto bastante debatido foi o uso do colete e o quanto ele ajuda no tratamento conservador da escoliose, mas claro, é preciso olhar com muito carinho caso a caso, pois não há um colete ideal e sim o melhor para cada paciente.


Tratando Escoliose para Pais e Filhos
Palestra da Dra. Maria Cândida Luzo

Galera da coluna torta, esse foi mais um encontro maravilhoso e importante para falarmos sobre essa condição, que muitas vezes, nos deixa de cabelo em pé de tão intrigante que é. Porém, quanto mais a gente estuda e entende, mais podemos passar conhecimento adiante e ajudar quem precisa!


E aí, gostaram? Deixem seus comentários!

73 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 Comments


Guest
Aug 07, 2023

Uma honra contar com você no nosso evento, aprender com os colegas e poder ajudar a esclarecer dúvidas comuns na vida dos pacientes com escoliose!

Seu trabalho é incrível! Obrigada!

Like
Julia Barroso
Julia Barroso
Aug 08, 2023
Replying to

Muito obrigada!!!! Todos juntos nessa caminhada! Assim somos mais fortes!

Like
Seção Saúde
Seção Superação
Seção lazer
Seção artigos
Seção crônicas

Arquivo

Destaques

Tags

bottom of page