top of page

Livros

Livro - A Menina da Coluna Torta, por Julia Barroso
Livro - A Mulher da Coluna Torta, por Julia Barroso
  • Foto do escritorJulia Barroso

A importância da detecção precoce da escoliose

Quanto antes descobrir, melhor! Essa frase vale para todas as patologias que quanto antes forem descobertas, maior o sucesso no tratamento. A detecção precoce da escoliose não é diferente, afinal, se descoberta e tratada na hora certa, a chance do paciente ser encaminhado para uma cirurgia é muito menor. Segundo um estudo realizado nos Estados Unidos e Canadá, o diagnóstico precoce da escoliose, junto com o tratamento adequado, evita a cirurgia em 70% dos casos. Esse número impressiona, né? Por isso, a importância de conscientizarmos cada vez mais os pais, familiares e professores de educação física, que são as pessoas que mais têm acesso visual à coluna das crianças e adolescentes.


Para o meu segundo livro, que será lançado em 12 de janeiro de 2024, conversei com o Dr. Alderico Girão, médico ortopedista especialista em escoliose, sobre a importância de descobrirmos cedo a deformidade. Abaixo um trecho do que ele me falou....é só um gostinho para vocês poderem ler tudo depois no livro, viu, gente rsrsrs.


“A detecção precoce tem um papel fundamental no manejo da escoliose idiopática do adolescente, porque é por meio da detecção precoce que vamos conduzir o paciente para evitar que ele precise da cirurgia. A grande maioria das escolioses idiopáticas não são evolutivas, não vão continuar aumentando cada vez mais, mas em uma minoria delas isso vai acontecer. Nesta minoria, que gira em torno de 3 a 5% das escolioses, quando fazemos uma detecção precoce, iniciamos um tratamento conservador."


detecção precoce da escoliose
Dr. Alderico Girão

No post "Junho - mês da conscientização da escoliose!" e no post "Teste de Adams para escoliose: fácil e rápido" eu escrevo todas as informações sobre como iniciar esta detecção nas crianças e adolescentes, para então, se for o caso, encaminhá-las ao médico ortopedista.


Vale conferir lá e começar a olhar hoje mesmo seus filhos, sobrinhos, afilhados etc. Vamos em frente e juntos nesta luta, que precisa ter cada vez mais espaço na sociedade! Você também pode ajudar e fazer a diferença, compartilhando informação de qualidade.

29 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
Seção Saúde
Seção Superação
Seção lazer
Seção artigos
Seção crônicas

Arquivo

Destaques

Tags

bottom of page