top of page

Livros

Livro - A Menina da Coluna Torta, por Julia Barroso
Livro - A Mulher da Coluna Torta, por Julia Barroso
  • Foto do escritorJulia Barroso

Colete para escoliose com estilo - dicas de Helen Pomposelli

Hoje temos uma convidada mais do que especial aqui no blog para conversar com a gente sobre como a forma que nos vestimos está diretamente ligada com a nossa autoestima. Sabemos que usar o colete para escoliose abala bastante o nosso emocional e, por isso, precisamos focar em pontos que nos façam bem na vida, como exercícios físicos, saidinha com as amigas, estar em família, assistir a bons filmes, ler ótimos livros e também nos produzirmos com uma roupa legal e que nos deixe feliz e bonita.


A terapeuta integrativa sintêmica e consultora de imagem Helen Pomposelli separou dicas muito legais sobre moda e estilo para nos passar e ajudar quem precisa de um empurrãzinho na autoestima. Vamos lá conferir a entrevista?


Muito bem-vinda, Helen. É um prazer ter você aqui conosco. Sabemos que a escoliose abala principalmente a autoestima das meninas adolescentes. Diante disso, e com toda a sua experiência, como você acha que a moda pode ajudar neste contexto de resgate do bem-estar feminino?

Primeiramente, eu acho que qualquer desafio na nossa vida fica muito mais difícil se não aceitarmos, não mudarmos a maneira de olhar. Uma das sugestões que eu dou como terapeuta é que a pessoa aceite o que está acontecendo e tire disso a melhor experiência. Pensar no que é possível fazer com a situação e não usar isso contra si mesma. Não usar a condição de uma maneira que se sinta mal e sim como sendo algo desafiador, uma nova experiência na vida para que ela possa crescer diante da situação. Sei que surge a insegurança e o baixo-astral, mas temos que lutar contra isso. As meninas que passam pela escoliose ficam ainda mais apaixonadas pelo mundo da moda, pois sentem uma necessidade de ficar mais bonitas, pois sentem-se desafiadas com o colete.


Colete para escoliose
Helen Pomposelli

A transição da infância para a adolescência costuma ser um desafio para a maioria das meninas, pois é quando começam a descobrir sua feminilidade. Que tipo de roupas e acessórios você acha que são mais indicados para esse período?

Vou dar alguns truques para esconder a escoliose e aproveitar o melhor, mostrando toda sua beleza, com tipos de roupas e acessórios que são mais indicados neste período. Primeiro as blusas que acentuam a cintura com um cinto, que voltou e está bem na moda de novo. Então, brincar com vários cintos baratinhos e coloridos de faixa, de couro, trançados, de franjas e usá-los como uma maneira engraçada. A ideia é brincar mesmo com este acessório, que disfarça a escoliose. Geralmente, vejo primeiro os pontos fortes da pessoa e os acentuo. Por exemplo, se tem bariguinha, eu coloco decote. Se tem pernas que não gosta, chamo atenção para a cintura, para o umbigo e ombros. Isso faz o que a gente realce os pontos que são mais bonitos. Ao invés de você ficar o tempo todo pensando no que te faz sentir feia e com baixa autoestima, você deve acentuar aquilo que quer e gosta em você. Caso você vá para uma festa ou evento que caiba usar um salto, é muito legar usar uns saltinhos quadradinhos, que dão um up nas pernas. Em caso de adolescentes com colete, a dica é focar sempre nos acessórios, como pulseiras, anéis, sapatos, acentuando assim a beleza de cada uma das meninas.


No caso de meninas que usam colete para escoliose na fase de crescimento (mais ou menos entre 10 e 16 anos), como elas podem se vestir de uma maneira que se sintam melhores diante da realidade?

Sugiro aquele decote leve na parte do peito e não nas costas. Então pdoemos ir desde as camisetas basiquinhas até vestidos com decote em "V", que alongam a cintura e são fechadinhos nas costas. Camisas de botão também são muito recomendadas e ficam lindas, agora está super na moda. Ao invés de usar tops, é legal usar uma blusinha de alça fina com decotinho na frente e jogar uma camisa de botão por cima. Você pode abusar da moda e das tendências, das cores e dos volumes, que estão se usando muito, para esse tipo de desfio. Outra coisa, além de achar essas blusas super fofinhas, com elas é possível disfarçar a esoliose, pois são peças assimétricas, com ombro mais fofo, que fica bem legal quando está coberto mais alto, porque aí cria ilusão que os dois ombros são iguais. Então, camisa com manguinha fofa, fica super delicado e romântico.


É possível usar a moda de uma maneira geral para se sentir mais bonita durante o período do uso do colete?

Eu tenho uma dica que se chama autocuidado. Sei que o colete ortopédico realmente não é agradável e temos que aceitar isso. Mas também temos que aceitar que esssa é a realidade do momento, então o autocuidado não é comprar roupa nova ou fazer uma viagem e, sim, lavar o cabelo, escovar o dente, se maquiar, procurar um esporte, andar na natureza, ler bons livros, escolher palavras que vão engrandecer positivimente você mesma, ter bons amigos, boas escolhas, se alimentar de forma leve e saudável, se hidratar com sucos e água de coco e manter-se higienizada, assim como o seu colete. Isso é autocuidado. A forma como enxergamos essa fase é desafiadora? Sim. É um processo? Sim. Mas essa experiência pode ser engrandecedora e cheia de aprendizados.


E quem tem escoliose aparente e se sente totalmente torta, qual o tipo de roupa mais indicada nesse caso?

A moda é de dentro para fora, até as tendências são tiradas da nossa forma de pensar e não de fora. Ninguém cria nada, sem antes fazer uma pesquisa de como a mulher está pensando. Então, blusas largas, sapatilhas rasteirinhas, calça jeans confortável e bonita são peças que devem ser usadas em pessoas com escoliose. E o que é divino são os acessórios. Achou que a roupa ficou muito basiquinha, tenha uma caixa de acessórios para escolher, com tiaras, pulseiras, anéis. Agora está se usando muitos os artesanatos indígenas. Abusem disso. Cuidar do cabelo também é muito importante.


E aí, pessoal? Gostaram de todas as dicas? Qualquer dúvida, Helen e eu estamos à disposição para conversar!

115 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 comentarios


Invitado
25 oct 2023

Amei, a Helen é maravilhosa, mega pessoa e profissional, amooo

Me gusta
Julia Barroso
Julia Barroso
26 oct 2023
Contestando a

Ela é mesmo!!!!

Me gusta
Seção Saúde
Seção Superação
Seção lazer
Seção artigos
Seção crônicas

Arquivo

Destaques

Tags

bottom of page
<