top of page

Livros

Livro - A Menina da Coluna Torta, por Julia Barroso
Livro - A Mulher da Coluna Torta, por Julia Barroso
  • Foto do escritorJulia Barroso

Disciplina: fundamental no tratamento da escoliose

Atualizado: 9 de jan.

Quem aí se considera disciplinado? Você é aquela pessoa que cumpre com tudo que se compromete a fazer mesmo naqueles dias que a vontade não aparece? Você se dedica todos os dias para cumprir seus objetivos? Você define horários para as suas atividades e não abre mão disso por nada? Então considere-se uma pessoa disciplinada. E isso é extremamente importante durante o tratamento da escoliose, pode anotar!


Eu não sei se já nasci assim ou se foi o uso do colete que me ensinou a colocar a disciplina em primeiro plano na minha vida. Fato é que, desde que coloquei o colete e até tirá-lo quatro anos depois, eu cumpri com tudo que os médicos me pediram de forma totalmente resiliente. Eram 23 horas por dia, 7 vezes por semana de uso do colete, com muito foco no resultado final. Era isso que me movia, o resultado. E tive que ter muita, muita disciplina mesmo, porque sem dúvida têm dias que a vontade é de não cumprir com nada daquele programa médico imposto, mas não podemos deixar esse pensamento nos dominar, certo? Precisamos lutar contra isso e pensar que vai dar tudo certo, que é uma fase e que vai passar, mas para isso precisamos fazer o nosso papel.


Minha família, muitas vezes, falava para eu tirar o colete um pouco a mais do que o pequeno tempo de 1 hora que eu tinha sem ele, principalmente no verão, quando eu estava com meus primos na piscina ou na praia. Mas eu não tirava. Eu cumpria à risca a indicação médica e sabia que esse era o caminho certo. No fundo, eu não queria me arrepender depois se o tratamento da escoliose não desse certo com o colete. Eu queria ter a sensação de que fiz a minha parte muito bem feita e depois dormir com a consciência tranquila, independente do resultado.


tratamento da escoliose
Essa sou eu de colete e trenó no inverno de Portugal aos 12 anos
tratamento da escoliose
Com meus primos subindo o morro e puxando o trenó. Sempre de colete!

Foram muitos perrengues que eu passei com o colete, mas nada tirava o meu foco. Com essa mesma disciplina, encaro até hoje a minha vida. Todos os dias eu acordo às 06h da manhã e a primeira coisa que faço é descer para a academia do prédio, onde eu treino meus 40 minutos. É por pura vontade que faço isso? Com certeza não é. Mas o foco no resultado constinua me movendo. Do mesmo jeito que defino uma hora para as minhas atividades físicas, faço o mesmo para escrever aqui para vocês, para filmar e para trabalhar em outros projetos relacionados à escoliose. Ou seja, sento e trabalho naquelas horas que reservo para isso. Também tenho hora para as pausas durante o dia e assim como o trabalho, levo a sério as pausas. No fim, com organização e planejamneto, tudo funciona muito bem. Mas tem que ter o quê? Disciplina! Buscar todos os dias forças para cumprir com suas metas é o grande segredo. Só assim alcançamos o que queremos e não nos frustramos tanto durante o processo.


tratamento da escoliose
Muito tempo depois do colete, mas sempre com disciplina

No fim, deu tudo certo com o meu tratamento da escoliose, assim como a grande maioria dá! Tive que operar mesmo usando o colete? Sim. Mas isso não significa que o colete não me ajudou, pelo contrário. A verdade é que se eu não tivesse focado e levado tudo bem a sério, tudo teria sido pior.


Então, gente, usem o colete, façam fisoterapia específica para escoliose e respeitem todas as indicações da equipe que cuida de você. Com disciplina você vai chegar muito longe e conseguir tudo o que quiser!


Quer conhecer histórias de vida inspiradoras? Confira todos os depoimentos que publicamos aqui no nosso blog.


43 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 Comments


Guest
Oct 23, 2023

Isso, disciplina e fundamental meus parabéns eu vi todo seu esforço maravilhoso

Like
Julia Barroso
Julia Barroso
Oct 26, 2023
Replying to

Obrigada!!!

Like
Seção Saúde
Seção Superação
Seção lazer
Seção artigos
Seção crônicas

Arquivo

Destaques

Tags

bottom of page