top of page

Livros

Livro - A Menina da Coluna Torta, por Julia Barroso
Livro - A Mulher da Coluna Torta, por Julia Barroso
  • Foto do escritorJulia Barroso

Quatro dicas para melhorar a autoestima de quem tem escoliose

Atualizado: 14 de abr.

Não é segredo que a autoestima de quem tem escoliose fica extremamente abalada, tanto quando descobrimos a deformidade, quanto durante o tratamento. Isso porque a escoliose, também conhecida como coluna torta, vai deformando nossas costas de uma maneira, que nos faz sentir muito mal com o nosso corpo a todo momento, Quando o caso é de uso do colete então, bota baixa autoestima nisso. Tchau, tchau vaidade. É ou não é, pessoal?


Então, pensando na minha própria experiência e também no que eu estudo, hoje eu trago quatro dicas para levantarmos esse sentimento em relação a nós mesmo. Vamos lá?


1- Não se compare aos outros

É normal que, na infância e adolescência, a gente se compare com as amigas e amigos. Eu mesma olhava a coluna das minhas amigas e pensava: por que a minha não é reta assim também? Por que eu tenho que usar esse colete 23 horas por dia e todo mundo da minha idade é livre? Natural, gente. Mas a grande cilada desses pensamentos é que, dessa forma, estamos nos vitimizando e nos colocando em uma posição inferior ao outro. Isso, no fundo, acaba nos fazendo ainda mais mal do que já sentimos por ter escoliose. Que tal mudarmos esse pensamento negativo para algo mais positivo? Uma dica é agradecer. Por mais difícil que seja, agradecer por estarmos vivos, por aprendermos todos os dias com as lições que essa condição nos traz, por ter família e amigos maravilhosos que nos apoiam e por simplesmente respirar. Isso ajuda bastante, porque saímos de um funil ruim para uma ciclo bom e isso, sem dúvida, dá um up na nossa autoestima.


2- Faça atividades físicas

Eu sou preguiçosa! Quem me vê no Instagram acha que sou o ser com a maior energia do mundo. Isso não é verdade rs. Eu sou disciplinada, isso sou mesmo. E eu entendi ao longo da vida, que me exercitar ajuda demais a me trazer uma sensação de bem-estar com o meu corpo e minha mente. Parece clichê e texto de autoajuda que lemos em todos os livros, e até é um pouco, porque se isso não fosse verdade, não teriam tantas pessoas falando e fazendo a mesma coisa. Uma dica é fazer logo que acordamos, como a primeira atividade do dia. Muitas vezes, eu apareço no Instagram antes das 08h já treinada e energizada para falar com vocês. Depois disso, o meu dia flui muito melhor, não é mentira! Tanto que quando não me exercito, por algum motivo, fico meio mal-humorada (meu marido que o diga) e sem o mesmo ânimo. Então, vamos mexer esses corpinhos aí para ajudar na autoestima, hein, gente!

autoestima de quem tem escoliose
Eu no Parque, na minha atividade matinal!

3- Converse com os amigos

Tem coisa melhor para o nosso ânimo do que estar entre amigos? Não tem!!! Principalmente, se forem aquelas amigas que levantam mesmo a nossa bola, nos colocam em um pedestal com tantos elogios e nos fazem rir de nós mesmas. Isso faz um bem imenso para nossa autoestima e ainda nos lembra que há muita vida, sim, com escoliose! Eu me recordo que minhas amigas, na época do colete, faziam de tudo por mim (fazem até hoje) e sem esse apoio fundamental, teria sido tudo muito mais difícil.


4- Descubra paixões e interesses: autoestima de quem tem escoliose

Quando nos conectamos com nós mesmas, aceitamos quem somos e nossas condições, abrimos espaço para muitas coisas que gostamos e que nos fazem bem. Descobrir nossas paixões e o que, de fato, nos interessa na vida, nos ajuda a seguir por caminhos felizes e, com isso, elevamos nossa autoestima. Então, sempre busquem caminhos que te tragam alegria e felicidade, porque a vida sem isso não é nada. Quando não souber o caminho a seguir, pense com o coração e não com a razão.


Pessoal, espero que eu tenha ajudado a levantar muitas autoestimas, porque a gente precisa se apoiar e se dedicar à incrível arte de ser feliz. Juntos somos mais fortes!

75 visualizações2 comentários

2 Comments


Guest
Sep 11, 2023

Parabéns Juju, você ajuda muito com suas palavras e experiências

Like
Julia Barroso
Julia Barroso
Sep 11, 2023
Replying to

Obrigada!!!

Like
Seção Saúde
Seção Superação
Seção lazer
Seção artigos
Seção crônicas

Arquivo

Destaques

Tags

bottom of page