top of page

Livros

Livro - A Menina da Coluna Torta, por Julia Barroso
Livro - A Mulher da Coluna Torta, por Julia Barroso
  • Foto do escritorJulia Barroso

Mitos da escoliose que você precisa saber!

Atualizado: 26 de set. de 2023

Quando comecei a trabalhar com a conscientização da escoliose, há 12 anos, essa era uma patologia da coluna ainda muito velada, sem grandes informações e trocas sobre o assunto. Nos últimos anos, foquei na minha carreira corporativa como jornalista e, por isso, tive que diminuir minha atenção para este tema tão importante. Acontece que há 3 meses voltei a focar, com muita felicidade (diga-se de passagem), no trabalho de conscientizar a sociedade sobre a deformidade e vi pouca evolução no sentido das pessoas saberem do que se trata a escoliose. Com certeza, atualmente, o tema é mais abordado, principalmente por profissionais da saúde especializados na área, que fazem um ótimo trabalho, mas ainda temos muito a caminhar. Verdades estão vindo a tona, porém alguns mitos da escoliose ainda continuam, o que gera confusão na cabeça das pessoas.


Diante disso, separei alguns pontos que precisamos esclarecer. Vamos lá?


A mochila pesada causa escoliose?

Não, isso é um mito! Peso nas costas pode causar uma má postura, mas não causa desvios estruturais, que é o caso da escoliose. De qualquer forma, vale ressaltar, que é importante, sim, equilibrar o que carregamos nas costas para não sobrecarregar a coluna de alguma maneira, ok?


A escoliose só surge em crianças e adolescentes

Apesar da grande maioria das escolioses surgirem na infância e adolescência, praticamente 80% dos casos, ela também pode se manifestar no adulto, inclusive por conta de desgaste da estrutura óssea da coluna, a chamada escoliose degenerativa. No post "Escoliose do adulto: entenda mais" tem todas as informações sobre isso.


Quem tem a coluna torta não deve fazer atividade física - mitos da escoliose

Pessoas com escoliose não só podem, como devem fazer exercícios e esportes. Eu mesma, que sou operada, faço tudo que gosto. A questão é que a orientação médica é fundamental em todos os casos, pois só o ortopedista de confiança vai saber avaliar e orientar que tipos de atividades não causam impactos na coluna de quem tem essa condição.


A escoliose gera dor?

Na maioria dos casos não, principalmente em crianças e adolescentes. Eu nunca tive nenhuma dor por conta da escoliose, nem mesmo na fase adulta.


Descobri a escoliose. E agora, terei que operar?

Não necessariamente. Aliás, é bem mais provável que não do que sim, afinal, segundo uma pesquisa divulgada no The New England Journal of Medicine, quando a escoliose é descoberta de forma precoce e é feito o tratamento correto, evita-se a cirurgia em 70% dos casos. No post "Coluna torta, como corrigir?" explico mais sobre este tema.


A escoliose só piora com o tempo

Isso não é verdade. É fundamental, sim, acompanhar com o médico especialista a progressão da curva, inclusive depois de fechar o crescimento do adolescente, pois existe a escoliose progressiva, que não para de crescer jamais. Esse foi o meu caso. Porém, existem curvas que estabilizam de vez ao longo da vida com uso do colete e fisioterapia adequada. Cada caso é um caso, por isso, fique bem perto do seu médico, acompanhando sua escoliose com frequência.


Vamos ajudar a compartilhar informações verdadeiras, pois só desta forma conseguiremos conscientizar as pessoas e aumentar a detecção precoce da escoliose.


mitos da escoliose

42 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
Seção Saúde
Seção Superação
Seção lazer
Seção artigos
Seção crônicas

Arquivo

Destaques

Tags

bottom of page