top of page

Livros

Livro - A Menina da Coluna Torta, por Julia Barroso
Livro - A Mulher da Coluna Torta, por Julia Barroso
  • Foto do escritorJulia Barroso

Mitos da escoliose que você precisa saber!

Atualizado: 26 de set. de 2023

Quando comecei a trabalhar com a conscientização da escoliose, há 12 anos, essa era uma patologia da coluna ainda muito velada, sem grandes informações e trocas sobre o assunto. Nos últimos anos, foquei na minha carreira corporativa como jornalista e, por isso, tive que diminuir minha atenção para este tema tão importante. Acontece que há 3 meses voltei a focar, com muita felicidade (diga-se de passagem), no trabalho de conscientizar a sociedade sobre a deformidade e vi pouca evolução no sentido das pessoas saberem do que se trata a escoliose. Com certeza, atualmente, o tema é mais abordado, principalmente por profissionais da saúde especializados na área, que fazem um ótimo trabalho, mas ainda temos muito a caminhar. Verdades estão vindo a tona, porém alguns mitos da escoliose ainda continuam, o que gera confusão na cabeça das pessoas.


Diante disso, separei alguns pontos que precisamos esclarecer. Vamos lá?


A mochila pesada causa escoliose?

Não, isso é um mito! Peso nas costas pode causar uma má postura, mas não causa desvios estruturais, que é o caso da escoliose. De qualquer forma, vale ressaltar, que é importante, sim, equilibrar o que carregamos nas costas para não sobrecarregar a coluna de alguma maneira, ok?


A escoliose só surge em crianças e adolescentes

Apesar da grande maioria das escolioses surgirem na infância e adolescência, praticamente 80% dos casos, ela também pode se manifestar no adulto, inclusive por conta de desgaste da estrutura óssea da coluna, a chamada escoliose degenerativa. No post "Escoliose do adulto: entenda mais" tem todas as informações sobre isso.


Quem tem a coluna torta não deve fazer atividade física - mitos da escoliose

Pessoas com escoliose não só podem, como devem fazer exercícios e esportes. Eu mesma, que sou operada, faço tudo que gosto. A questão é que a orientação médica é fundamental em todos os casos, pois só o ortopedista de confiança vai saber avaliar e orientar que tipos de atividades não causam impactos na coluna de quem tem essa condição.


A escoliose gera dor?

Na maioria dos casos não, principalmente em crianças e adolescentes. Eu nunca tive nenhuma dor por conta da escoliose, nem mesmo na fase adulta.


Descobri a escoliose. E agora, terei que operar?

Não necessariamente. Aliás, é bem mais provável que não do que sim, afinal, segundo uma pesquisa divulgada no The New England Journal of Medicine, quando a escoliose é descoberta de forma precoce e é feito o tratamento correto, evita-se a cirurgia em 70% dos casos. No post "Coluna torta, como corrigir?" explico mais sobre este tema.


A escoliose só piora com o tempo

Isso não é verdade. É fundamental, sim, acompanhar com o médico especialista a progressão da curva, inclusive depois de fechar o crescimento do adolescente, pois existe a escoliose progressiva, que não para de crescer jamais. Esse foi o meu caso. Porém, existem curvas que estabilizam de vez ao longo da vida com uso do colete e fisioterapia adequada. Cada caso é um caso, por isso, fique bem perto do seu médico, acompanhando sua escoliose com frequência.


Vamos ajudar a compartilhar informações verdadeiras, pois só desta forma conseguiremos conscientizar as pessoas e aumentar a detecção precoce da escoliose.


mitos da escoliose

41 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 Comments


Guest
Aug 24, 2023

Que ótimo, realmente tudo isso confunde mesmo

Like
Julia Barroso
Julia Barroso
Aug 24, 2023
Replying to

Confunde bastante!

Like
Seção Saúde
Seção Superação
Seção lazer
Seção artigos
Seção crônicas

Arquivo

Destaques

Tags

bottom of page